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BREVE APROXIMAÇÃO SOBRE O ABSENTEÍSMO DOCENTE NA REDE MUNICIPAL DE ENSINO DE PARANAGUÁ
Última alteração: 2018-11-09
Resumo
Nessa pesquisa, trataremos a respeito da ausência de professor nas escolas, e algumas possibilidades para reduzir o absenteísmo-doença nas escolas e ambientes estudantis. A pesquisa tem como objetivos identificar via uma abordagem de absenteísmo-doença as causas, motivos e ocorrências relacionados ao absenteísmo dos docentes da Rede Municipal de Ensino de Paranaguá. A partir do código de classificação Internacional de Doenças o (CID) contido nos atestados médicos apresentados pelos professores verificou-se a quantidade de dias e períodos do ano em que o absenteísmo ocorreu com maior frequência, quais fatores vieram a caracterizar o absenteísmo e patologias entre os docentes da rede municipal de ensino, ocorridos no ano de 2018. Levamos em consideração e se existe uma influência do meio ambiente. Diante dos resultados obtidos no levantamento da situação de absenteísmo-doença a secretaria de educação do Município propôs um Programa de Atenção à Saúde e Valorização do Professor, com o objetivo de estabelecer diálogos frequentes com professores efetivos e eventuais, levando em conta que muitos desses problemas podem ser de origem pessoal, familiar, como também o desencantamento da profissão, a sobrecarga oriunda de acúmulo de empregos, fatores socioambientais e outros. Considerando possibilidades de articular, ações em grupos ou individualizadas com a finalidade de favorecer à promoção da saúde, o desempenho profissional, a comunicação, a participação e o envolvimento dos educadores de modo positivo, para que o trabalho tenha um peso significativo no desenvolvimento social, organizacional e emocional no ambiente escolar. Para iluminar, refletir e compreender as temáticas aqui abordadas pautamos em teóricos como Marx, Andery, Oliveira, Bronckart, Machado, Freire, Amigues e Saujat.
Palavras chave: absenteísmo-doença, trabalho, educação, professor,
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