Tamanho da fonte:
A TUTORIA EM CURSOS À DISTÂNCIA COMO INSTRUMENTO DE FORMAÇÃO PEDAGÓGICA NA ÁREA DAS CIÊNCIAS AMBIENTAIS
Última alteração: 2018-10-10
Resumo
Este estudo é o relato da experiência da atuação dos alunos do Mestrado Profissional em Rede Nacional para o Ensino das Ciências Ambientais, do Pólo UFPR, na tutoria do Curso EaD “Água como elemento interdisciplinar do ensino nas escolas” realizado no período de março a julho de 2018. O objetivo desse trabalho é mostrar a contribuição da atividade de tutoria em cursos EaD como instrumento de formação pedagógica, neste caso, na área de Ciências Ambientais. Esse curso foi criado pela USP em parceria com a Agência Nacional de Águas com o objetivo de capacitar os professores da educação básica de todo o território nacional com novas metodologias de ensino tendo como enfoque o tema água. O público alvo desse curso foi além de professores da educação básica também profissionais que atuavam com ensino em espaços não formais como museus, jardins botânicos, centros de ciências e outros espaços não escolares. Nessa primeira turma se inscreveram 8705 candidatos para 960 vagas, distribuídas em 8 pólos da rede do Mestrado PROFCIAMB, ficando cada pólo com 120 vagas divididas igualmente entre 4 tutores. Cada turma de tutoria ficou com 30 cursistas, constituídos de diferentes cidades e estados. No pólo UFPR, selecionamos 4 tutores em junho de 2017 e mais 4 tutores voluntários em dezembro do mesmo ano, ficando com 8 tutores, os quais foram tratados igualmente pela coordenação de tutoria do pólo e do curso. A coordenação de tutoria do pólo procurou além de acompanhar a interação dos tutores com seus cursistas também verificar a tutoria como instrumento de formação pedagógica, neste caso, nas Ciências Ambientais. Os relatos dos tutores, ao término do curso, mostraram que neste curso EaD a inclusão de mestrandos no processo de tutoria é uma oportunidade de aprofundar teórico-metodologicamente abordagens sobre o tema água e sua aplicação prática e real em realidades distintas. Como reflexões dessa experiência percebemos que houve um processo individual e signigicativo de amadurecimento teórico na formação de cada tutor
Texto completo:
PDF