GECIAMB - Gerenciador de Eventos em Ciências Ambientais, III SEMINÁRIO NACIONAL DE INTEGRAÇÃO DA REDE PROFCIAMB

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A TUTORIA EM CURSOS À DISTÂNCIA COMO INSTRUMENTO DE FORMAÇÃO PEDAGÓGICA NA ÁREA DAS CIÊNCIAS AMBIENTAIS
HELENA MIDORI KASHIWAGI, Cliciane Souza Meduna, Elisangela Maria Octaviano, GISELE horokoski, Marcio Wenceslau, MARIA DA GRAÇA LOPES, Silvana Silva, Micaela Boaventura, Thais Souza

Última alteração: 2018-10-10

Resumo


Este estudo é o relato da experiência da atuação dos alunos do Mestrado Profissional em Rede Nacional para o Ensino das Ciências Ambientais, do Pólo UFPR, na tutoria do Curso EaD “Água como elemento interdisciplinar do ensino nas escolas” realizado no período de março a julho de 2018. O objetivo desse trabalho é mostrar a contribuição da atividade de tutoria em cursos EaD como instrumento de formação pedagógica, neste caso, na área de Ciências Ambientais. Esse curso foi criado pela USP em parceria com a Agência Nacional de Águas com o objetivo de capacitar os professores da educação básica de todo o território nacional com novas metodologias de ensino tendo como enfoque o tema água. O público alvo desse curso foi além de professores da educação básica também profissionais que atuavam com ensino em espaços não formais como museus, jardins botânicos, centros de ciências e outros espaços não escolares. Nessa primeira turma se inscreveram 8705 candidatos para 960 vagas, distribuídas em 8 pólos da rede do Mestrado PROFCIAMB, ficando cada pólo com 120 vagas divididas igualmente entre 4 tutores. Cada turma de tutoria ficou com 30 cursistas, constituídos de diferentes cidades e estados. No pólo UFPR, selecionamos 4 tutores em junho de 2017 e mais 4 tutores voluntários em dezembro do mesmo ano, ficando com 8 tutores, os quais foram tratados igualmente pela coordenação de tutoria do pólo e do curso. A coordenação de tutoria do pólo procurou além de acompanhar a interação dos tutores com seus cursistas também verificar a tutoria como instrumento de formação pedagógica, neste caso, nas Ciências Ambientais. Os relatos dos tutores, ao término do curso, mostraram que neste curso EaD a inclusão de mestrandos no processo de tutoria é uma oportunidade de aprofundar teórico-metodologicamente abordagens sobre o tema água e sua aplicação prática e real em realidades distintas. Como reflexões dessa experiência percebemos que houve um processo individual e signigicativo de amadurecimento teórico na formação de cada tutor

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