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DESAFIOS DAS AÇÕES AMBIENTAIS NA UNIVERSIDADE: O caso da Equipe de Educação Ambiental da UEFS-BA
Última alteração: 2018-10-10
Resumo
Realizar ações ambientais em Instituições de Ensino Superior (IES) públicas constitui-se em um completo desafio. Isto se deve a inúmeros fatores de ordem política, cultural, orçamentária e pelas próprias peculiaridades que possui uma universidade que lhe confere um dinamismo específico de atuação. A Equipe de Educação Ambiental (EEA) da Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS), teve sua trajetória iniciada no ano de 1992, o que coaduna com o despertar de políticas ambientais culminadas pelo advento da Rio-92. Como uma estrutura educadora sempre teve como objetivo implementar ações voltadas a questão ambiental na universidade, estendendo-se à região de Feira de Santana. Iniciativas estas que, estruturadas em projetos, lhe deram notória visibilidade. Entretanto, há algum tempo tem vivenciado inúmeros desafios que dificultam à atuação efetiva de umas de suas principais linhas de atuação cujas atividades estão voltadas para a gestão ambiental no campus. Assim, o presente estudo objetiva delinear os principais desafios enfrentados pela equipe no desenvolvimento das atividades em prol da gestão ambiental do campus universitário. Portanto, este trabalho parte de uma avaliação histórica delineada com base em análise de relatórios de atividades anuais e outros documentos institucionais da EEA, tais como: atas de reuniões e o próprio planejamento estratégico da unidade. Metodologicamente trata-se de uma pesquisa documental de natureza qualitativa. Os procedimentos metodológicos aplicados ao estudo são análise documental alinhada à interpretação do contexto no qual foram elaborados. Todos os dados coletados foram organizados, transcritos e interpretados por meio da análise de conteúdo. Apontar tais desafios posiciona este espaço como sendo um lugar de resistência que luta para manter-se atuante. Além de gerar uma consciência para a sustentabilidade no meio acadêmico de maneira a proporcionar o alinhamento do que se pratica com o que se prega e ensina. Ademais, acredita-se que o estudo possa contribuir para elaboração de constructos que servirão de base para outras análises voltadas para o aprimoramento de programas que contribuam para a sustentabilidade em universidades. Dessa forma, este artigo apresenta um dos produtos da pesquisa realizada junto ao Programa de Mestrado Profissional para Ensino das Ciências Ambientais/Polo UEFS.
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