Última alteração: 2018-10-10
Resumo
O trabalho tem como objetivo discorrer sobre a Educação Profissional Tecnológica de Nível Médio, dando ênfase à Forma Integrada, visto que a mesma colabora de forma acentuada com a educação crítica e transformadora. E ainda expor as concepções sobre a articulação entre trabalho e educação como norteadores de uma formação humana que contribua com a construção de sujeitos ativos na sociedade. Que possuam senso crítico e que cooperem para a formação de um cenário com menos desigualdades sociais. A partir da pesquisa de cunho bibliográfico foi possível dicutir o projeto de Ensino Médio Integrado e sua relevância para a edificação de sujeitos vetores de transformações, que busquem por modelos de vidas sustentáveis, em que implica o bem-estar, garantia a saúde e educação de qualidade. Como todo processo educativo, a Educação Integrada, ao longo dos últimos anos, vem se firmando no contexto atual com o propósito de oferecer, através da articulação entre Trabalho, Ciência, e Cultura, um ensino que forme para a vida e não apenas para fornecer mão de obra qualificada para o mercado, tal qual ocorreu em décadas anteriores. A partir da pesquisa realizada foi possível perceber o universo de pesquisadores que apontam a importânica da promoção do estudo sobre o trabalho como princípio educativo no Ensino Médio Integrado, como também sua contribuição para uma educação sem a dicotomia entre trabalho e educação, temática essa bastante discutida em vários artigos sobre a educação profissional. Essa pesquisa dará suporte as atividades que serão aplicadas durante o Mestrado Profissional em Ensino de Ciências Ambientais da primeria autora.