GECIAMB - Gerenciador de Eventos em Ciências Ambientais, III SEMINÁRIO NACIONAL DE INTEGRAÇÃO DA REDE PROFCIAMB

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ESTUDANDO CONCEITOS DE PRODUÇÃO DE ÁGUA POTÁVEL A PARTIR DA CONSTRUÇÃO DE UM CONDENSADOR SOLAR
Patrícia de Moura, Taitiâny Kárita Bonzanini

Última alteração: 2018-10-10

Resumo


Diante do cenário atual da Educação no Brasil, no qual por vezes a escola é vista pelos estudantes como um espaço de obrigatoriedade, emerge a necessidade do professor organizar situações de ensino que favoreçam a aprendizagem e proporcionem um maior envolvimento dos alunos durante as aulas. Nesse sentido, parte-se do pressuposto que sequências didáticas (SD) interdisciplinares podem constituir instrumentos significativos no que se refere a promoção de um conhecimento mais efetivo, acompanhado de uma postura crítica e reflexiva por parte dos discentes. Dessa forma, o objetivo desse trabalho, atualmente em desenvolvimento, envolve a elaboração e aplicação de uma SD voltada para o ensino das ciências ambientais na educação fundamental tendo como produto o desenvolvimento de um condensador solar como forma de estudar conceitos relacionados a produção de água potável. Almeja-se investigar como essa proposta poderá favorecer a aprendizagem e a autonomia intelectual dos estudantes, partindo dos seguintes questionamentos: Como organizar uma sequência didática visando a aprendizagem de conceitos ambientais? O ensino investigativo e contextualizado, organizado a partir da proposta de uma SD, é capaz de promover a autonomia intelectual dos estudantes e maior conscientização com relação ao consumo de água? A produção de materiais didáticos, como um condensador solar, pode contribuir para o ensino das ciências ambientais? O trabalho, utiliza abordagem qualitativa e observação participante, cuja coleta de dados ocorrerá a partir de registros de episódios de ensino em equipamento audiovisual, construção de um condensador solar enquanto material didático que possa contribuir para o ensino das ciências ambientais e análise e discussão sobre a SD, buscando identificar o potencial pedagógico e motivador dessa SD, e como ela contribui para a aprendizagem de conceitos ambientais e promoção da autonomia intelectual dos estudantes. Os resultados obtidos até o momento reforçam a importância da utilização de instrumentos de ensino diferenciados do habitual em aula, para despertar o senso crítico com relação a questões que promovam o ensino das ciências ambientais. Indicam ainda a necessidade de discussões voltadas aos Cursos de Formação de Professores no que se refere a utilização de metodologias que proporcionem maior aproximação entre teoria e prática em sala de aula.


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