Última alteração: 2018-10-09
Resumo
RESUMO
O ensino de ciências ambientais pela educação não formal, contribui para a popularização da ciência. Ao considerar o setor saúde como um articulador na educação, por meio da promoção a saúde, os trabalhadores do SUS, Agentes de Combate a Endemia – ACE e Sanitaristas contribuem nos espaços formais (escolas) e não formais (comunidade) com a educação em saúde para promover a diminuição e/ou eliminação de doenças com alto índice de prevalência por causa das mudanças climáticas, os vetores por exemplo. A promoção a saúde, pode ocorrer no SUS por meio de materiais educativos. A confecção de folders, cartilhas em âmbito territorial é favorável a construção da qualidade de vida das populações. Este trabalho tem características da pesquisa-ação colaborativa por propor uma intervenção no contexto escolar a fim de transformar as práticas vigentes, Para a produção das ferramentas pedagógicas para utilização nas escolas será utilizado a metodologia da problematização por meio do Método do Arco, de Charles Maguerez, baseada na resolução de problemas de forma coletiva, não apenas voltada para o “saber”, mas para o “saber fazer”, partindo da observação das necessidades do real para uma discussão tendo em consideração, não os conhecimentos, mas a experiência de cada um, para se chegar à criação da solução do problema naquela realidade observada. Oportunizar Políticas Públicas, a exemplo do Programa Saúde na Escola, desenvolvidas em âmbito local contribui com a divulgação das ciências e saúde e êxito nessas atividades.
Palavras Chave: Educação em Saúde, Saúde na Escola, Ferramentas pedagógicas.