GECIAMB - Gerenciador de Eventos em Ciências Ambientais, III SEMINÁRIO NACIONAL DE INTEGRAÇÃO DA REDE PROFCIAMB

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O DOMINÓ GEOAMBIENTAL COMO FERRAMENTA PEDAGÓGICA NO PROCESSO ENSINO E APRENDIZAGEM
Claudionete Candia Araújo, Silvia Nascimento GOIS, Maria do Socorro Ferreira da Silva

Última alteração: 2018-10-09

Resumo


O uso de ferramentas pedagógicas no processo de aquisição do conhecimento oportuniza melhorias no processo de ensino e aprendizagem, pois possibilita aulas mais dinâmicas e menos enfadonhas. As metodologias de ensino tradicionais estão (e necessitam) serem ressignificadas diante das novas demandas educacionais do século XXI. Assim, esse trabalho tem como objetivo promover a construção do dominó geoambiental como ferramenta pedagógica no processo de ensino e aprendizagem para dialogar acerca dos impactos socioambientais no bairro Jabotiana. O trabalho foi realizado com alunos da 1ª série do ensino médio do Colégio Estadual Joaquim Vieira Sobral em Aracaju. Como procedimentos metodológicos foram utilizados as seguintes etapas: levantamento bibliográfico e documental; aulas regulares; aula de campo interdisciplinar no entorno do Rio Poxim; e, oficina pedagógica para construção do material didático em turno contrário. O aluno nos dias atuais tem acesso a informações sobre os mais diferentes assuntos que acontecem no Brasil e no mundo, o que de certo modo tem levado o professor a buscar novas possibilidades para trabalhar os diversos conteúdos propostos na grade curricular. Assim, é fundamental utilizar ferramentas pedagógicas que possam contribuir para uma aprendizagem significativa acerca do que está sendo ministrado em sala de aula, além de motivar os alunos a relacionar tais conteúdos com o ambiente onde vive de forma lúdica. Assim, a relevância da ferramenta pedagógica, o dominó geoambiental, no que concerne ao envolvimento do aluno em sua construção e aplicação. Os resultados mostraram a relevância em instigar o olhar crítico do educando sobre a realidade socioambiental local/global a partir da ferramenta pedagógica, o dominó geoambiental, permitindo o estímulo da capacidade cognitiva e o protagonismo do aluno como forma de impulsionar uma reflexão sobre os problemas socioambientais do bairro, bem como a busca por soluções junto aos órgãos ambientais.

 


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